Oi gente,
O tema da nossa quarta hoje é:
Depressão Moderada e Grave
Notar para tratar. |
Na depressão moderada os sintomas são mais intensos, comprometendo a vida da pessoa, que não consegue desempenhar suas atividades como antes. Começa abandonar as coisas que faz e sentem-se muito fracassada, como se tudo fosse culpa dela, ou como se não merecessem o que têm. É possível que a pessoa abandone trabalho e relacionamentos por não se julgar dignos deles. A pessoa, não conseguindo ver o lado positivo e bom da vida, começa a questionar seus valores éticos, morais e religiosos, pertubando assim sua relação como seu ambiente social, e sentindo-se ainda mais culpada. Ela julga que nada do que crer vai ajudá-la, e perdendo a fé no que antes lhe dava suporte para lutar pela vida, pode então ver a morte como única saída, ficando motivada a tentar o suicídio.
Na depressão grave, a pessoa fica bastante limitada pois os
sintomas são intensos e a paralisam diante da vida. Tende a se isolar, normalmente sua higiene é comprometida, não reage a perguntas e nem a estímulos externos. Não tem energia física e psíquica para tentar o suicídio.
Tratamento:
Na depressão moderada, a pessoa necessita de tratamento com antidepressivo e psicoterapia, e uma vez que se alia atividade física e alimentação balanceada, a pessoa pode sair mais rápido do quadro. Se a pessoa está com tendência suicida a internação pode ser indicada.
Na depressão grave, o comprometimento bioquímico é intenso, o que impede a pessoa de ter qualquer ação. O tratamento medicamentoso, e muitas vezes a internação é indicada nesta fase. A psicoterapia não é recomendada porquê é preciso que a pessoa saia do estado de paralisação para que possa interagir como o terapeuta.
Em ambas situações, moderada ou grave, a pessoa necessita de ajudar dos seus próximos. Na moderada, porque a doença a impede de crer que tem solução, e na grave, porque o comprometimento psíquico rouba-lhe toda energia necessária para buscar tratamento.
A linha é tênue entre o grau da depressão moderada e grave. Por esta razão vamos divulgar, compartilhar as
informações recebidas.
Deixe no blog os
seus comentários, perguntas e sugestões. E na próxima semana estarei falando sobre a causa da depressão. Espero por vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário