quarta-feira, janeiro 31, 2018

Transtorno de Estresse Pós -Traumático

Oi gente, sigo falando sobre os transtornos de ansiedade. o tema de hoje é o TEPT- Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático pode ocorrer em pessoas que foram vítimas ou testemunharam atos violentos ou situações traumáticas, os quais foram ameaçadores para sua vida ou de terceiros. 
Os sintomas podem aparecer em qualquer faixa de idade, e ainda levar meses ou anos para se manifestar depois do evento que o provocou.
A pessoa acometida deste transtorno, ao se lembrar do ocorrido, revive o sofrimento de dor que o agente estressor a fez passar como se estivesse novamente acontecendo. 

Segue os sintomas mais comuns

Reexperiência traumática: pensamentos recorrentes e intrusivos - são aqueles que as pessoas não conseguem parar de pensar ocorrido, ainda que desejem.  A pessoa vive um flashback, onde o trauma vivido no passado é inserido no momento atual através das lembranças.
Costuma ter pesadelos.

Esquiva e isolamento social:  a pessoa foge de situações, contatos e atividades que possam reavivar as lembranças dolorosas do trauma;

Hiperexcitabilidade psíquica e psicomotora; taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.

Entre 15% e 20% das pessoas que sofreram com a violência urbana, agressão física, abuso sexual, terrorismo, tortura, assalto, sequestro, acidentes, guerra, catástrofes naturais ou provocadas, desenvolvem esse tipo de transtorno.


Fonte pesquisada

-https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/transtorno-do-estresse-pos-traumatico/
 American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 4a edição. Porto Alegre: ARTMED; 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário