quarta-feira, março 20, 2019

Saúde emocional e os ensinos de Jesus - O problema do nunca dizer não

   Disse Jesus: Seja, porém o teu sim, sim. E o teu não, não! O que passar disso vem do Maligno. (Mateus 5:37)
De acordo com a psicologia as pessoas mentem por três razões. Quando elas querem evitar a angustia de um confronto, para se adaptar a uma situação a qual considera complicada e para alcançar um objetivo. E ao avaliar pessoas que dizem sim o tempo todo, podemos identificar estas razões.
Elas contarão estórias, tais como: ‘hoje estou doente’, quando está saudável; ou, ‘estou do outro lado da cidade’ quando está a três quadras; ou, ‘não recebi’, quando o pagamento está na carteira; ou, ‘o carro quebrou’ quando ele está intacto na garagem. Afinal, quem consegue atender a tudo o que as pessoas pedem o tempo todo?
Também, costumam ser conhecidas como pessoas enroladas, complicadas, desorganizadas, pois atropelam a sua agenda e a dos outros. Do ponto de vista profissional isto é devastador, e nas relações mais próximas as pessoas sentirão que não podem confiar, ainda que a intenção delas tenha sido de atender ao pedido. A verdade é que ao dizer sim sem ter nenhuma vontade, tempo ou possibilidade de cumprir com sua palavra dada, poderá com o tempo destruir sua credibilidade.
Também, existem duas características fáceis de perceber em quem tem dificuldade de dizer não, são elas:
A primeira é a falta de tempo. Por sentir um senso de urgência ao receber um pedido de alguém, principalmente daqueles que são mais próximos, a pessoa diz sim quando já está com muitas outras atividades agendadas, e com isto se sobrecarrega. Ou, desiste de fazer o que era prioridade, comprometendo assim sua vida social e profissional. Pessoas assim não realizam seus sonhos, projetos pessoais, muitas vezes não se casam porque não conseguem encontrar tempo. Mas, do ponto de vista psicológico, a pessoa que vive sem administrar bem o tempo, constrói uma vida onde se sentirá fracassada.
A segunda é a culpa. Por sentir-se responsável o tempo todo pelo bem-estar de todos, compreende que deve atender as expectativas de quem lhe pede algo, e quando tem que dizer não sente-se culpada. Para se livrar da terrível sensação que a culpa provoca, diz sim, ainda que tenha que fazer sacrifícios para atender ao pedido feito. Logo, se comportam como “salvadoras” do mundo.
O que carrega a culpa por não atender a todas as demandas dos que estão em volta, deixou de compreender que os seres humanos são limitados e vive a fantasia! de tentar agradar o tempo todo, deixando de reconhecer suas próprias limitações. Quem assim se comporta não sabe lidar com a verdade que o humano não é o herói do cinema com super poderes e que agradar as pessoas o tempo todo é missão impossível. É certo que ao manter esta atitude, com o tempo sofrerá um esgotamento físico e emocional.
Para termos saúde emocional, o sim dos lábios tem que estar em consonância com o sim da vontade, dos sentimentos e da realidade.
 Dizer sim, quando gostaria de dizer não, seja porque não deseja fazer ou porque sua agenda está abarrotada é mentir para si mesmo. É estar em discordância com sua realidade interna ou externa.
  Por esta razão, o ensino de Jesus para que "o sim, seja sim, e o não, seja não", se faz tão atual em nossos dias.
Roseli de Araújo
   


3 comentários:

Obrigada pelo seu comentário